Algumas técnicas de ensaios que ajudam a superar o medo para cantar em público.

O medo de cantar em público é bastante comum, e em geral decorre da ausência de experiência ou preparação para fazer apresentações, cantar para multidões na igreja local ou desconhecida. 




Por Antônio Alves dos Santos

Adaptado para vínculo vocal por LucasM Junior do Portal do Louvor

A experiência é algo que você só pode adquirir com o tempo,mas a preparação está – em maior ou menor grau – ao alcance de quase todos,consistindo no domínio do tema, do ambiente, das expectativas do público e dasferramentas à sua disposição.

Superar o medo de cantar em público pode ser um fator de sucesso paraimpulsionar sua carreira. Todo profissional tem oportunidades em que precisadirigir-se a um púlpito de um igreja, e sair-se bem nestes momentos atrai aatenção de todos.

Muito se fala de técnicas de preparação para apresentações. Nesse artigo vamosdirecionar a nossa atenção à uma das técnicas menos empregadas, que são asdiversas formas de ensaio

Asvárias formas de ensaiar sua apresentação

Os ensaios têm mais de uma finalidade. A maior parte das pessoas pratica suasapresentações como forma de aumentar sua familiaridade com o material e decriar mais confiança e segurança em si mesmos, mas você pode obter muitosresultados além desse, se ensaiar com efetividade.
Claro que nem toda apresentação merece todas as técnicas, eque quanto mais experiência você tiver, menos precisará investir em ensaios.Aplique as técnicas conforme a situação exigir.


Vejao que mais você pode obter com cada uma das técnicas:

01)  Pratique a apresentação diante doespelho: 
Praticar a apresentação sozinho é algo natural e óbvio, mas a prática diante doespelho pode ser (erroneamente) confundida com vaidade. Mas é uma formaimportante de perceber vários fatores importantes que podem desviar a atençãodo público e diminuir a qualidade da apresentação: a sua postura, se oscila ocorpo enquanto fala, a forma como posiciona as mãos, sua expressão facial, etc. 

02) Ensaiede frente para a parede: 
É o oposto do ensaio no espelho. Sem distrações, sem apoio, nada além de vocêperdendo a dependência dos slides, falando e se ouvindo, e corrigindo, epercebendo claramente os pontos em que a voz "empaca".

 03) Pratique com amigos e depois comcolegas:
Quando os colegas não são propriamente amigos, você acrescenta algum a pressãoà equação do ensaio. Claro que nem se compara à pressão do evento em si, mas éum ingrediente a mais no realismo do ensaio. Além de praticar mais vezes, vocêganha a chance de experimentar como se sai de fato interagindo com algumpúblico. As pessoas entendem o que você está falando? Não estranham os títulos?Não se distraem com as ilustrações? Aprenda com as perguntas que os amigos ecolegas fizeram, aceite as críticas e corrija. 

04) Grave um ensaio: 
Ninguém gosta de assistir a gravações de si mesmo, mas é um recurso valiosomesmo assim. Assistindo (ou ouvindo) a uma gravação de si mesmo você podeperceber erros de temporização, pontos em que você gaguejou, murmurou,acelerou, fez gestos estranhos... Assista, corrija e grave de novo.

05) Faça umensaio geral:Em pelo menos duas ocasiões em que fizapresentações fora do meu ambiente usual e para grandes públicos, tiveoportunidade de fazer um ensaio geral, no próprio auditório onde se realizariao evento, já com a versão final do material, na presença de colegas e comacesso a todas as ferramentas: microfone, playbacks, a pessoa que controlaria osom, etc. Foi valiosíssimo, permitiu ajustar muitas questões, inclusive uso doespaço sem ficar na frente da tela, uso do púlpito e do microfone,deslocamentos, etc.

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